
Parceria entre Instituto Estre e Secretaria da Cultura leva lixeiras recicláveis a teatros, museus e centros culturais da cidade
16/06/2025
Em uma iniciativa inédita, todos os equipamentos da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto passarão a contar com lixeiras destinadas à coleta seletiva de resíduos recicláveis. A ação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Instituto Estre de Responsabilidade Socioambiental, e tem como objetivo integrar práticas de sustentabilidade e educação ambiental às rotinas operacionais e pedagógicas desses espaços culturais.
As 36 lixeiras para coleta seletiva já foram entregues na sede da Secretaria da Cultura e, ao longo da semana, serão distribuídas em teatros, centros culturais e museus da cidade. A medida marca um avanço concreto na gestão pública, ao inserir os temas da educação ambiental, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental no cotidiano da cultura municipal.
“Em nome do Instituto Estre, reforço nossa parceria com a educação ambiental em Ribeirão Preto. A doação de 36 lixeiras para materiais recicláveis, que serão instaladas em equipamentos da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, representa mais um passo para a gestão adequada dos resíduos sólidos e sobre a importância da coleta seletiva e da reciclagem na cidade”, afirma Gabriela Castro Alves, gestora do Centro de Educação Ambiental Guatapará – Instituto Estre.
A ação representa uma mudança de paradigma: pela primeira vez, os equipamentos culturais da cidade passam a contar com infraestrutura voltada à separação de resíduos recicláveis, promovendo não apenas a redução do impacto ambiental, mas também a formação cidadã dos públicos frequentadores desses espaços.
Para a secretária municipal da Cultura e Turismo, Maria Eugênia Biffi, a iniciativa inaugura uma nova fase de compromisso com a sustentabilidade na gestão cultural. “Apoiar a realização de ações de educação ambiental e sustentabilidade nos espaços culturais públicos municipais é fundamental. Esta é uma iniciativa inédita e muito simbólica, que mostra como é possível integrar responsabilidade socioambiental à política pública de cultura, sem desvio de finalidade, fortalecendo as práticas de cuidado e gestão nos nossos espaços.”
Fundado em 2006, o Instituto Estre de Responsabilidade Socioambiental é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), mantida pela Estre Ambiental. Seu objetivo é fortalecer a educação ambiental e fomentar o diálogo sobre os desafios socioambientais relacionados aos resíduos sólidos no Brasil.