
O despejo irregular de materiais na rede coletora prejudica o fluxo do esgoto, causando obstruções que podem levar a transbordamentos e outros problemas
20/06/2025
Durante o mês de maio de 2025, a Saerp realizou um total de 1.097 serviços de manutenção no sistema de esgoto de Ribeirão Preto, garantindo o bom funcionamento e a preservação do meio ambiente. Entre as ações realizadas estão a desobstrução de tubulações, limpeza de fossas, abertura de erosões e nivelamento de poços de visita, sempre com o empenho dedicado da equipe da Secretaria.
Dentre os serviços mais frequentes realizados pela equipe, destacam-se a desobstrução de tubulações, feita com o uso de varetas e mini-hidros, que totalizaram 741 atendimentos ao longo do mês. Além disso, foram realizadas 148 intervenções com hidrojato para desobstrução. Com essa quantidade de trabalhos, a média diária de atendimentos em maio foi de aproximadamente 35,39 serviços.
Ao todo, desde janeiro a maio de 2025, os serviços de manutenção de esgoto somaram mais de 6 mil atendimentos.
É importante lembrar que o despejo irregular de materiais na rede coletora prejudica o fluxo do esgoto, causando obstruções que podem levar a transbordamentos, retorno do esgoto e outros problemas. Esses resíduos, quando descartados de forma inadequada, acumulam-se nas tubulações, formando barreiras que dificultam o escoamento e comprometem a saúde pública e o meio ambiente.
Para evitar esses transtornos, a Saerp reforça a importância de descarte correto dos resíduos. Apenas fezes, urina e água devem ser despejadas nos vasos sanitários. Materiais como papel higiênico, cotonetes, óleos de cozinha, objetos plásticos e de borracha devem ser eliminados em locais apropriados, evitando o descarte em ralos, sarjetas, ruas ou diretamente na rede de esgoto.
As equipes da Saerp atuam diariamente na limpeza e manutenção da rede, mas a colaboração da população é fundamental. Como Ribeirão Preto é uma cidade grande, a Secretaria conta com a ajuda de todos para identificar pontos que precisam de atenção. Para solicitar atendimento ou fazer denúncias, os munícipes podem ligar para a central de atendimento da Saerp, pelo telefone 0800 115 0 115, disponível 24 horas por dia.