O Governo Municipal de Sertãozinho, através da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, deu mais um importante passo no combate à criminalidade. O Distrito Cruz das Posses recebeu, por meio de recursos oriundos de uma emenda parlamentar, a instalação de 55 novas câmeras de segurança.
Instaladas em pontos estratégicos do Distrito e monitoradas em tempo real pela Guarda Civil Metropolitana, dentre as 55 câmeras, sete são do tipo Speed Dome, uma delas com reconhecimento facial, e seis com capacidade para leitura das placas dos veículos, as quais permitirão o acompanhamento de atividades suspeitas, oferecendo mais segurança aos munícipes.
Está prevista, ainda, uma segunda etapa do projeto, que instalará outros 55 equipamentos, com o objetivo de cobrir 100% do Distrito.
O kit completo de equipamentos possui, além das câmeras, monitores para visualização e dois servidores de imagem, que realizam a captação e permitem à Central de Operação e Monitoramento acompanhar as movimentações. A Central está instalada na sede da Guarda Civil Metropolitana do Distrito e funciona 24 horas por dia.
O investimento total, de R$ 550 mil, foi viabilizado por intermédio do vereador Antônio César Peghini (Cesinha), que obteve uma emenda parlamentar do deputado federal e atual secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, capitão Guilherme Derrite. O parlamentar, inclusive, visitou o gabinete do secretário juntamente do prefeito Zezinho Gimenez, no mês de julho. “Na ocasião, fomos informados que a adesão ao Programa Muralha Paulista já estava autorizada e aproveitamos a oportunidade para reiterar o pedido de autorização do projeto executivo da nova sede da Companhia da Polícia Militar e destinação de um caminhão autobomba para o Corpo de Bombeiros – ambos viabilizados por meio de processos licitatórios do Estado”, relembra o chefe do Executivo Municipal.
A empresa responsável pelo serviço é a Mar Security Ltda., vencedora da licitação. O sistema ainda está em fase de testes; porém, já está interligado à Polícia Militar e ao Programa Muralha Paulista, passando por ajustes e adequações para alcançar o pleno funcionamento.
Sobre o Programa Muralha Paulista - Criado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, o Muralha Paulista integra as câmeras de monitoramento dos municípios ao sistema estadual. Isso permite a identificação de foragidos da Justiça, pessoas desaparecidas e veículos roubados ou furtados. A plataforma foi implementada junto à Sala de Monitoramento da sede da Guarda Civil Metropolitana, em Cruz das Posses, que concentra todo o videomonitoramento do Distrito.